Notícias
“Matemática Divertida” fecha módulo 1 do Pais Profissionais
Curso promove uma verdadeira jornada para potencializar o desenvolvimento dos filhos
20Ago
2020
“Como aprendemos e como nos divertimos!”, assim a diretora da Unidade Mananciais, Ivone Patrão, resumiu o Módulo 1 do Curso Pais profissionais, que encerrou com a aula 4, com o tema “Matemática Divertida”, no dia 17 de agosto. A formação foi uma verdadeira jornada para auxiliar os pais no desenvolvimento dos filhos. E, pensada inicialmente para os pais da educação infantil, a partir do Módulo 2 passa a incluir também os pais do Fundamental 1. “O objetivo é auxiliar os pais a terem cada vez mais intencionalidade no cotidiano e na rotina do lar”, completa Ivone.
Todas formações foram conduzidas pela professora Keila Delgado, pedagoga e especialista em neuropsicopedagogia, com a participação da professora de inglês, Larissa Cintra Wistuba e sempre com a presença de mais um convidado para falar sobre o tema da aula. A jornada do primeiro módulo começou com os fundamentos da neurociência para os pais estimularem seus filhos desde os primeiros meses, continuou com os passeios de aprendizagem, a linguagem para que as famílias possam se comunicar bem e, então encerrou com a Matemática Divertida e com a importância dos jogos e brincadeiras para estimular o raciocínio lógico. A última aula teve a participação da professora do Fundamental 1 do Colégio Katia Gomes, pedagoga e especialista em neuropsicologia, além de proprietária da Raposa Astuta, loja de brinquedos educativos.
Estímulos - “Tudo o que está na vida da criança tem matemática, quando está no berço, a posição que se locomove, a questão espacial”, conta a professora Keila, que falou da importância dos estímulos para as crianças construírem com as experiências do dia a dia os conceitos matemáticos. “A experiência alicerça as capacidades e servirá de base para raciocínios mais elaborados”, conta. Desde os 6 meses, quando a criança já consegue distinguir dois conjuntos com objetos de quantidades diferentes, ela já começa a trabalhar conceitos da Matemática. Aos 3 anos já pode realizar a contagem “termo a termo”, ou seja, saber quantos elementos cada número representa. E, aos seis, já consolidou muitas capacidades de realizar operações matemáticas que foram iniciadas aos três anos, como contar os talheres que precisa colocar à mesa para toda a família, entre muitos outros exemplos.
O grande desafio para os pais e empolgarem os filhos com a Matemática desde cedo e é isso o que foi explicado pelas professoras Keila e Katia durante toda a aula. Utilizando como base as três dimensões da matemática> grandezas de medidas, lógica e numeração, Katia citou uma série de exemplos práticos para os pais poderem trabalhar essas três áreas no dia a dia. “Brinquedos, brincadeiras e a própria rotina da família fornecem oportunidades ricas para explorar vários conceitos da Matémática”, conta Kátia.
A aula completa, com todas as dicas, está disponível no vídeo abaixo. No canal do youtube do colégio estão as demais aulas do módulo 1. E, no Google Classroom das crianças, as professoras disponibilizaram conteúdos extra exclusivos para serem trabalhados pelas famílias.
Assessoria de Comunicação, 20/8/2020